Translate / Google Tradutor

sexta-feira, 8 de abril de 2016

OS CINCO PRINCÍPIOS DO REIKI EXPLICADOS


OS CINCO PRINCÍPIOS DO REIKI

O Reiki baseia-se em cinco princípios básicos, independentemente da vertente, das influências ou correntes dentro do próprio Reiki. Estes 5 princípios são conhecidos como  Gokai ou Princípios do Reiki.

Os cinco  princípios são ideias que servem como a base de uma doutrina pelos quais o praticante de Reiki rege a sua vida de acordo com a força universal.  

Têm como finalidade promover a paz, a harmonia e curar o planeta. Devemos aplicar estes princípios diariamente, para que assim possamos abrir a força universal da vida que reside em nós.

Há muitas variações nos sistemas de prática de Reiki. A formulação dos 5 princípios pode variar, mas os seus significados são os mesmos. Os 5 princípios são chaves que ajudam a construir a fundação da prática do Reiki.

Embora eles pareçam simples, viver a vida pelos 5 princípios, não é assim tão fácil. Isto porque o mundo em que vivemos actualmente não se rege por tais princípios e muitas vezes existem acontecimentos à escala mundial e pessoal que contrariam esses mesmos princípios. No entanto, existem  aqueles que tentam incorporar os cinco princípios diariamente nas suas vidas, e acreditam que quanto mais os praticam, mais harmonia é adicionada às suas vidas. Estes cinco princípios são a base do Reiki e dos seus praticantes.

Cada um dos cinco princípios começa com a palavra “Hoje”.
Isso acontece porque devemos valorizar sempre o presente, e vivê-lo. É a viver o presente que ditamos o futuro.

Aqui estão as palavras originais dos cinco princípios implementados por  Usui (o homem que espalhou o Reiki e os cinco princípios por todo o mundo) as palavras originais que definem a base dos actuais  cinco princípios:

Os cinco principios:

Kyo dake wa…  (apenas hoje)
                               
… Ikaru na  (evite a zanga)
… Shinpai suna  (evite preocupar-se)
… Kansha shite  (seja grato)
… Gyo-o hage me (trabalhe arduamente)
… Hito ni shinsetsu ni  (seja gentil com todos os seres)



Explicação completa:

Kyo Dake Wa 
(Só por hoje)

O significado do “Aqui e Agora”:
Com isto pretende-se assinalar a importância do presente. 

Só Aqui e Agora é que uma pessoa pode ser realmente feliz, amar, descobrir-se a si mesmo, sentir a vida, desenvolver os seus talentos e actuar em proveito de todos. 

Quem coloca a sua maior atenção no passado ou no futuro para superar os desafios quotidianos da vida, terá menos êxito e não aprenderá tanto como quem tenha a sua consciência no presente. 

No “Aqui e Agora” encontra-se a chave do portal que está fechado, e que separa o mundo material do reino do Amor e da Luz. 

Uma das mensagens fundamentais do caminho místico do Reiki é o seguinte: “Permanece com a tua consciência no Aqui e Agora. Somente assim alcançarás a Grande Luz!
Só assim poderás conduzir a tua vida para melhor, e da forma espiritualmente mais adequada”


Kyo Dake Wa, Ikaru Na 
(Só por hoje, não sinto raiva)

A raiva é a forma como a energia se manifesta quando se encontra separada de uma acção construtiva. 

Quem se sente com raiva, deverá explorar rapidamente as causas deste sentimento e aclarar o motivo. 

A investigação das causas reais da raiva é revestida de enorme significado para este profundo processo de cura espiritual.

Quem sente raiva por outra pessoa, não deveria descansar até ter entendido o que o remeteu aos seus próprios medos, e entender o que a pessoa lhe está a mostrar que é desagradável em si mesmo. 

O que você teme realmente?
O medo está sempre unido à raiva.
Que partes, talvez reprimidas e não queridas da sua personalidade ascenderam com mais força à sua consciência através desta vivência?

A raiva é uma grande fonte de energia. Deve reflectir de que modo pode transformar essa força em boas acções, e por mãos à obra! 

Em suma: a raiva é uma energia que causa grandes malefícios ao nosso corpo físico e à nossa alma, impossibilitando-nos de conseguir a cura proporcionada pelo Reiki; a lição a tirar deste princípio é que devemos lidar construtivamente com a energia da raiva, controlando as nossas emoções e reflectindo sobre os motivos que nos levaram a ficar irritados.


Kyo Dake Wa, Shinpai Suna 
(Só por hoje, não me preocupo)

As preocupações surgem, quando uma parte do nosso subconsciente acredita ter perdido o controlo sobre coisas essenciais.

Por outras palavras, as preocupações surgem, quando o nosso subconsciente acredita que algo muito perigoso, doloroso ou de algum modo incômodo acontecerá, e não sabe o que fazer. 

Podemos solucionar este problema se soubermos exactamente o que é que tememos. 

Na maioria das vezes, o motivo do medo mostra-se oculto à Luz da consciência e pode ser superado com um pouco de esforço. 

Este princípio tem relação com o poder do medo que na verdade é somente um guardião, mas que algumas pessoas o transformam em amo e senhor das suas vidas. 

Os medos dizem-nos: Pára onde estás, não te mexas! 

O Reiki diz-nos: Reconhece a tua força, levanta-te e segue o teu caminho! 

A principal lição deste princípio é acreditar que o Divino tem um propósito para tudo o que acontece nas nossas vidas, e, mesmo que às vezes não entendamos determinadas situações, devemos ter em mente que elas acontecem para que tiremos lições e nos tornemos pessoas melhores; em suma, não vale a pena lamentar o passado, nem preocupar-se com o futuro, mas sim viver intensamente o hoje, que é o presente.


Kyo Dake Wa, Kansha Shite 
(Só por hoje, sou grato)

A gratidão significa um reconhecimento das bênçãos divinas que obtemos através de tudo o que recebemos, independente do quão grandes ou pequenas sejam. 

Praticar a gratidão significa conectarmo-nos com a rede da vida e sustentados por ela, conseguirmos a força da confiança básica.

Se somos agradecidos, reconhecemos a grandeza da Força Criadora, e com ela ao mesmo tempo, o Poder da Centelha Divina que habita em nós e nos outros, o que permitirá que o coração bata e que o espirito e o corpo possam viver. 

Através da Consciência da presença cuidadosa do Divino que cresce com a gratidão praticada, desaparece o sentimento de estarmos sós e abandonados em nós mesmos vendo a vida como inimiga. 

A gratidão faz-nos ter êxito. Com frequência ignoramos a força da mão criadora porque ficamos presos de forma rígida à ideia de uma determinada forma de felicidade e realização. 

A gratidão desperta os sentimentos para Acções Divinas. 

Este princípio ajuda-nos a não cairmos no isolamento.

Somente aquele que é consciente da união de todos os viventes pode realmente perceber o Divino.

Independente de quem somos, de onde viemos e de como nos sentimos neste momento, façamos um chamado à Graça da Força Criadora, apliquemos o que sabemos, e comecemos a melhorar a nossa situação. Aceitemos tudo o que recebemos. Se aceitarmos de coração, compreenderemos que sempre vem a nós o certo, e no momento oportuno.

Se estivermos conectados com a energia da gratidão atraímos a abundância, pois focamo-nos naquilo que temos e somos gratos a Deus por isso, independente de ser muito ou pouco, é estarmos positivamente conscientes do nosso merecimento.


Kyo Dake Wa, Gyo-o Hage Me 
(Só por hoje, faço as minhas obrigações)

Trabalhar arduamente sobre si mesmo ajuda a superar as resistências, e a conhecer as nossas próprias forças. 

Sob o ponto de vista real, uma missão espiritual só poderá solidificar-se a partir de um trabalho bastante duro. 

O trabalho no sentido espiritual é fundamentalmente, em primeiro lugar, um trabalho consigo mesmo. 

Somente quem realiza o seu trabalho, de forma correcta e incansável, pode comprometer-se cada vez mais com o seu Eu Divino. 

Fazer as suas obrigações, significa realizar um sério esforço para percorrer o caminho até ao Divino: Aqui e agora!

Somente com muita perseverança poderemos resolver e harmonizar, de forma duradoura, os bloqueios que nos impedem de nos ligarmos com o Divino. 

A espiritualidade somente tem sentido quando praticada na vida quotidiana, enriquecendo a vida de todos.

Se não nos empenharmos seriamente com o nosso trabalho, não conseguimos encontrar o nosso caminho.

Seguindo este princípio, podemos soltar as rédeas dos nossos talentos e desenvolver os nossos pontos fortes, e assim todos irão beneficiar com isso.


Kyo Dake Wa, Hito Ni Shinsetsu Ni 
(Só por hoje, sou gentil com todos)

O desafio de praticar o Amor Espiritual e ser afectuoso com todos é talvez o mais difícil de todos os desafios. Porque? Porque o Amor autêntico e espiritual é aquele que deseja o melhor para todos, e não apenas uma adaptação simpática superficial de conduta. 

Ser afectuoso com todos pode significar um sorriso, ou um abraço no momento adequado, uma palavra de alento ou uma acção realizada com a cabeça e o coração. 

Este princípio de vida leva-nos a reconhecer e honrar o divino em todos.

Se aprendermos a reconhecer, em todos, a Força Criadora, não estaremos adormecidos para perceber nos outros o Divino, que acenderá em nós a chama da vida. 

Em última instância, estamos todos juntos, sentados no mesmo barco. Devemos compreender esta expressão cada vez melhor, e mais profundamente.


Devemos respeitar e amar todas as formas de vida, sem subjugar nenhuma delas. Ao respeitar, todas as formas de vida ao nosso redor, estamos a mostrar amor e respeito por nós mesmos.




Leia também:

Sem comentários:

SIGA este blog aqui :

Eu Sou GRATA

Eu Sou GRATA